domingo, 22 de dezembro de 2013

Sub-20 do Palmeiras conquista o vice-campeonato do Brasileiro de 2013

Raça, espírito de luta e amor à camisa não faltaram à equipe Sub-20 do Palmeiras no Campeonato Brasileiro da categoria. Brigador até os minutos finais, o Verdão foi derrotado pelo Internacional, por 2 a 0, na grande decisão da noite deste sábado (21), e tornou-se vice-campeão brasileir
o sub-20 pela segunda vez na história. A final da competição foi disputada na “casa” do rival, no estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre (RS).
O segundo lugar no Brasileiro, um dos torneios mais importantes da categoria Sub-20 no país, consolida uma temporada de grande reformulação na base, e traz boas expectativas para a temporada 2014 – que começa em janeiro, com a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Palmeiras, inclusive, é o único clube paulista a já ter chegado à final do Nacional – além da decisão de 2013, o time ainda foi vice-campeão em 2010, em final contra o Cruzeiro.
O artilheiro do Verdão na competição foi o meia Chistopher, com três gols marcados – em campanha marcada pela boa atuação e entrosamento do grupo palmeirense. O time foi comandado pelo técnico Diogo Giacomini, que também estará à frente do Sub-20 na Copinha. Ao todo, no Brasileiro Sub-20, o Verdão disputou sete jogos, com três vitórias, um empate e três derrotas. Foram 11 gols marcados e somente sete sofridos em toda a competição.
Sediado em São Carlos (SP) na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014, o Verdão enfrenta Fluminense de Feira (BA), Piauí EC (PI) e São Carlos (SP) na primeira fase. A estreia será contra o time baiano, às 19h do dia 4 de janeiro, no estádio Prof. Luiz Augusto de Oliveira. O Sub-20 alviverde ganha folga até o dia 26, quando se reapresenta visando a disputa da Copinha.
O jogo
A partida começou nervosa para as duas equipes, mas o Internacional conhecia melhor o gramado sintético do estádio Passo D’Areia e levava vantagem no físico. O Palmeiras teve a primeira boa chance aos 13 minutos, em cobrança de falta de Yuri que Caio Cezar desviou por cima do gol. Dois minutos depois, também em cobrança de falta lateral à grande área, Matheus Muller enganou a todos e bateu direto, obrigando o goleiro a fazer grande defesa.
Aos poucos, o Verdão passou a gostar do jogo e, especialmente nas bolas paradas, criava as melhores chances. O Internacional, no entanto, seguia perigoso e quase abriu o placar aos 22 minutos, em toque rasteiro que saiu à direita do gol de Vinicius, além de uma cabeçada bem defendida pelo goleiro palmeirense aos 36 minutos. Com equilíbrio e certa pressão do time gaúcho nos minutos finais, o primeiro tempo terminou com empate sem gols no marcador.
No segundo tempo, com apoio da torcida, o Inter se lançou ao ataque – mas deixando ao Palmeiras a oportunidade de utilizar sua velocidade nos contra-ataques. No entanto, em cobrança de escanteio de Andrigo, aos 13 minutos, Matheus abriu o placar para os donos da casa. O gol não desanimou o Verdão, mas tranquilizou o Internacional para se segurar atrás.
Os minutos finais foram de pressão absoluta do Palmeiras, que tentava nos cruzamentos à grande área chegar ao gol de empate – que ainda poderia levar a decisão aos pênaltis. Mesmo assim, o Internacional usou da experiência para controlar a vantagem e, aos 44 minutos, conseguiu marcar o segundo gol em rápido contra-ataque de Murilo.
Palmeiras Sub-20: Vinicius; Léo Cunha, Gabriel Dias, Thiago Martins e Matheus Muller; Josimar (Julen), Lucas Morelatto (Matheus Sales), Chistopher e Yuri (José Mateus); Mateus Gonçalves (Taylor) e Caio Cezar. Técnico: Diogo Giacomini.