terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Após mediação, Palmeiras e WTorre não definem impasse por cadeiras

Reunião nesta sexta-feira entre as partes para resolver divergências sobre o contrato do Allianz Parque não encerra discussão, que deve se alongar

Os representantes de Palmeiras, WTorre, empresa responsável pela obra de construção do Allianz Parque, e os três mediadores indicados para cuidar do caso se encontraram nesta sexta-feira para seguir o processo de mediação na revisão de itens do contrato, mas as duas partes não chegaram a uma resolução. Por isso, novos encontros devem acontecer na próxima semana. A tentativa de uma solução amigável começou na última quarta-feira.


Mesmo com as divergências, existe o desejo mútuo de se encerrar o imbróglio rapidamente, já que a parceria vai durar 30 anos. Mas o sentimento de quem acompanha o problema pelo lado alviverde é de que as conversas estão longe de um desfecho tranquilo. Por isso, acionar a Câmara de Conciliação e Arbitragem da Fundação Getúlio Vargas, passo seguinte a mediação para tomar decisões irrevogáveis, pode ser necessário.

Arena Palestra Palmeiras Allianz Parque (Foto: Divulgação / WTorre)



A principal discussão entre as partes é pela divisão do número de cadeiras. A empresa diz ter a prerrogativa de comercializar todos os assentos, mas o Verdão entende que a WTorre só tem direito a 10 mil lugares e se julga dono do restante. O estádio deve ter capacidade total de aproximadamente 43,7 mil lugares.

Walter Torre, presidente da WTorre, e Paulo Nobre, mandatário do Verdão, não participaram da reunião. Em outubro, os dois discutiram publicamente e escancararam a crise entre Palmeiras e a construtora. Os mediadores são Kazuo Watanabe (indicado pelo Palmeiras) e Braz Martins Neto (indicado pela WTorre). Os dois indicaram Sydney Sanches, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), como terceiro responsável pela questão.
O custo total da reforma do estádio é de aproximadamente R$ 630 milhões e as obras estão atrasadas - a Arena tem previsão de ser inaugurado no segundo trimestre de 2014. Por isso, inclusive, a casa palmeirense foi excluída da Copa do Mundo do Brasil, em que seria usado como palco dos treinos das seleções. 
Montagem Panoramica Arena Palestra / Allianz Parque (Foto: Felipe Zito)