sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Técnico da Grécia se surpreende com exclusão do Palmeiras da Copa

Português afirma que seleção treinaria no clube paulista durante a Copa de 2014, mas comitê paulista prevê base dos gregos em Atibaia


– Vamos ficar no Palmeiras.
A frase foi dita na manhã desta quinta-feira pelo técnico português Fernando Santos, que co
manda a seleção da Grécia. Entretanto, a Academia de Futebol do clube paulista foi excluída da versão final do catálogo de CTSs (Centros de Treinamento de Seleções), divulgado em outubro pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo. Informado pela reportagem, o treinador se surpreendeu.
– Eu não estava sabendo disso. Preciso ver isso agora porque nossa ideia era ficar no Palmeiras. A outra opção era aqui na Praia do Forte, em Salvador, mas é muito calor. Impossível. Vou verificar.
A alteração no catálogo ocorreu devido ao atraso na obra da Arena Palestra, que inicialmente ficaria pronta antes da Copa do Mundo e seria utilizada como COT (Campo Oficial de Treinamento). Esses serão os palcos dos treinos das seleções um ou dois dias antes das partidas, já nas cidades em que elas serão disputadas. São diferentes dos CTSs, que vão ser a base das equipes, a não ser nos períodos de viagens.
Com a saída da Arena Palestra, a Academia, que era CTS, passou a ser COT. A alteração pegou o técnico português de surpresa. Ele disse que a delegação viajaria no sábado e uma das etapas seria voltar a visitar o local.
Academia de Futebol Palmeiras (Foto: Marcelo Hazan)
Já o comitê paulista afirma que os gregos deverão fazer uma visita a Atibaia, no interior de São Paulo. O local nem sequer foi citado por Fernando Santos, que também disse esperar o sorteio para definir onde realmente sua equipe fará a preparação. As confederações têm até 30 de janeiro para darem sua palavra final sobre onde ficarão baseadas.
Além de ter sido excluída da relação de centros de treinamento, a Academia do Palmeiras passará por uma reforma. A primeira etapa tem previsão de conclusão justamente em junho do ano que vem, mês em que terá início a Copa do Mundo. Todo o complexo deverá estar pronto no início de 2015.